terça-feira, 19 de novembro de 2019

Desafio literário

Desenho da Leonor Castro

Reconhecer e valorizar a singularidade do ser humano e promover o respeito pela diferença, foi a temática abordada, hoje, na aula de português.
As crianças refletiram sobre o assunto e criaram os seus textos. Hoje, os textos selecionados para o blogue foram estes.



Luna

Sou diferente de ti. E depois?
Sou uma criança que gosta de brincar.
Brincar é o meu maior sonho.
O sonho é um bonito arco-íris.
Os arco-íris são fantásticos.
Os amigos fantásticos são divertidos.
Divertidos, fixes e incríveis.
Todos são diferentes, mas são fixes.
                                          Wilson


Sou diferente de ti. E depois?
Eu gosto de futebol. E depois? Magoo-me como todos.
Eu sou amigo do Wilson. E depois? Ele é uma boa pessoa.
Eu sou amigo do Luiz. E depois? É um problema ele ser brasileiro?
Eu gosto de jogar PSP. E depois? Muita gente gosta.
Eu gosto quando a minha mãe me dá beijinhos. E depois? Toda a gente gosta.
Somos crianças. E depois?
                                        Santiago


Sou diferente de ti. E depois?
Eu sou diferente da Diana, porque ela é mais pequena do que eu. E depois?
Eu sou amiga dela, porque ela é boa pessoa. Ela é amiga. Ela é divertida. Ela é a minha melhor amiga.
Eu, como tu, gosto de carinho.
Eu sou diferente de ti. E depois?
Eu e tu somos alegres e somos crianças.
Eu sou diferente de ti. E depois?
Eu e tu gostamos de brincar, de carinho e da natureza.
Eu sou diferente de ti, E depois?
Temos sentimentos.
                                            Iara


Sou diferente de ti. E depois?
Eu sou uma criança que gosta de vídeo jogos. E depois? Eu gosto mesmo de vídeo jogos.
Eu sou uma criança que gosta de futebol. E depois? Qual é o problema?
Eu sou uma criança que não gosta de barulho, nem de confusões. E depois? Qual é o problema?
Eu sou uma criança que gosta de apreciar a natureza. E depois? Eu posso gostar disso.
Eu gosto da natureza, porque gosto da calma.
Eu sou uma criança que gosta de magia. E depois?
Eu adoro a magia da fantasia da minha mente.
                                            Gaspar


Sou diferente de ti. E depois?
Eu sou uma criança que adora a professora. E depois?
Eu sou uma criança e tenho direitos como tu. E depois?
Eu sou uma criança que não gosta de futebol. E depois?
Eu sou uma criança portuguesa, saudável e que estuda. E depois?
Eu sou uma criança que gosta de dançar. E depois?
Eu sou uma criança que adora os seus pais. E depois?
Eu sou uma criança como tu.
                                        Leonor Castro


Sou diferente de ti. E depois?
Sou uma criança como tu. Recebemos amor.
Amor dos nossos pais. Amizade dos nossos amigos.
Amigos bons, educados, faladores e carinhosos. E depois?
Tenho sentimentos alegres.
Alegres como o Sol.
Também há sentimentos tristes. Tristes como a chuva a cair.
Sentimentos raivosos.
Raivosos como o fogo. E depois?
                                      Matilde


Sou diferente de ti. E depois?
Sou uma criança que não gosta de jogar futebol. E depois?
Não gosto de barulho e de ficar envergonhado.
Sou uma criança que gosta de paz, de silêncio e de relaxar. E depois?
Gosto de amor, de brincar com os meus amigos e de estar deitado na cama sem fazer nada.
Gosto de estar sossegado e relaxado.
                                          Alexandre
3.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário