sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Desafio literário: O Peixinho


O Peixinho

O peixinho no mar
No mar a cantar
A cantar ao luar.

O peixinho no mar
Sempre a nadar
Em busca de um lar.

O peixinho no mar...
Tubarão a aproximar
E ele a escapar.

          Santiago



O meu peixinho

O meu peixinho deixa-me feliz
E foi enfeitado por rubis
E quem mo deu foi o Luís
Que tem uma cicatriz no nariz.

O meu peixe traz paz no meu coração
Eu gosto de ficar em paz.
Eu sou um rapaz com muita paz.

O meu peixe dá-me alegria
E lembra-me biologia.
Sou um rapaz que vive no mundo
De magia, alegria e fantasia.

Eu gosto muito do meu peixe!

                                            Alexandre

O peixinho dourado

O peixinho dourado
Era admirado.
Admirado pelas sereias
Que lhe davam carinho.
Carinho e dinheiro
Que ele colava nas escamas.
As suas escamas reluzentes.

Que mimado,
O peixinho dourado!
                                       Eva


O peixinho

O peixinho é feliz.
Feliz, amoroso
Amoroso, contente
Contente, famoso
Famoso, carinhoso
Carinhoso, bonito
Bonito, bom
Bom, adorável
Ele é maravilhoso!
                                                               
   Leonor Barradas

Ani, o peixinho Arco-Íris

Num dia de chuva, um peixinho preto que se chamava Ani estava em casa a dormir, porque na manhã seguinte ia ser um grande dia na escola.
Ele era um peixe desanimado, solitário, pálido. Não sorria, chorava a cada cinco minutos e não tinha amigos.
No dia seguinte, quando acordou, olhou para a janela e disse: «Que belo dia de Sol!»
Os olhos dele começaram a brilhar e a ficar cintilantes, só que a boca nem se mexeu.
Depois da aula, ele foi para o recreio, mas começou a chover. Ele observava a chuva, mas como chovia e estava sol, apareceu um arco de oito cores. Ele perguntou: «O que é aquele arco de cores?»
Quando de falou, surgiu uma luz cintilante que disse:
_ Olá, chamo-me Arco-Íris. Sou aquele arco das cores. Eu posso realizar os desejos do peixinhos, por isso vou transformar-te num peixe arco-íris. PUF, puf.
E o milagre aconteceu.
Agora o nosso Ani triste transformou-se no Ani , o peixe Arco-Íris, feliz e risonho.
                       
                                                 Matilde

Perigo no Oceano

Num bela tarde de verão, o peixe Riscas estava a jogar às escondidinhas com os seus primos, no oceano.
Ele começou a contar, quando ouviu um barulho estranho e decidiu ir ver o que era. Quando se aproximou, ficou preso numa rede de pescadores. Aflito, o Riscas gritou por socorro, mas os primos não o conseguiam ouvir, por causa do motor do barco.
Naquele momento, viu passar o seu amigo tubarão e gritou por socorro.  Rapidamente, o tubarão nadou na sua direção e com os seus fortes dentes rasgou a rede. O Riscas soltou-se.
Ele ficou muito feliz e agradeceu ao tubarão. Depois foram brincar juntos.
                 
                                         Tomás Freitas Costa


O Peixinho no mar

Era uma vez um peixinho muito bonito que vivia no mar.
Ele chamava-se Leonel e era bastante colorido. Era roxo, amarelo, vermelho e azul.
Ele sentia-se um sortudo, pois tinha muito espaço para nadar e brincar e estava rodeado por amigos peixes, polvos, lulas.
O seu grande medo era ser pescado, mas ele tinha os seus esconderijos secretos entre as rochas e as algas.
Quando não pensava no seu medo, vivia feliz. Se vivesse num oceanário teria menos espaço e menos amigos.
                                                       Guilherme


O peixe colorido

Era uma vez um peixe colorido como nunca se tinha visto.
Um dia, foi passear e pensou «Por que razão sou diferente?»
Depois, foi perguntar à sereia:
_ Ó linda Sereia, por que razão é que sou diferente de ti?
A Sereia respondeu:
_ Porque tens muitas cores!
Ele foi para casa a pensar no que a Sereia disse. Passado um dia, decidiu « Eu vou disfarçar-me de peixe normal!»
Quando viram o peixe ficaram admirados, por ele não estar colorido. A Sereia foi dizer-lhe que gostava mais dele como ele era antes. Disse-lhe que ele devia ser ele próprio, único, singular.
Ele compreendeu e aquele dia passou a ser o dia do Peixe Colorido.
                   
Leonor Castro

O Peixinho

O meu peixinho
É muito meu amiguinho.
Ele come o camarão
E eu como o pão.

No aquário ele vive
E comigo convive.
O meu peixinho é dourado
É adorado e amado.

O meu peixinho
Gosta de algas verdinhas
e de águas marinhas
Mas não gosta de sardinhas.

Dentro do barco pirata
Ele gosta de se esconder.
Já eu gosto de ver
O tesouro a aparecer.

Tiago Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário